Ou até mesmo tentar levar alguma vantagem quando estamos em uma negociação.
Se formos parar para analisar os fatos, rapidamente notamos que isso nos foi imposto por nossos próprios governantes. Ao aumentar absurdamente as taxas de juros cobradas ao cidadão de bem, aumenta também o valor de cada produto. E obviamente ninguém quer pagar mais caro podendo economizar, barganhando, chorando, pechinchando algo.
Aos amigos MÚSICOS e MUSICISTAS aprenda que quando seu contratante diz “tá caro”, você não deve fugir dessa objeção. Na verdade o contratante está te dando uma "indireta" para que você rediscuta os valores. Mais a primeira coisa que você deve perceber é a seguinte, se ele te procurou é porque o seu produto ou trabalho o agrada. E obviamente ele falou isso por alguns motivos
Ele alegou isso porque realmente está com um preço mais alto do que ele pode pagar?
Ele só quer barganhar e levar alguma vantagem financeira nisso?
Ou o cliente não percebeu o verdadeiro VALOR do seu serviço naquele preço que você passou?
Quando ouvir isso("TÁ CARO HEIN") não fique triste ou assustado.
É normal não compreender o custo ou valor de certos serviços.
Quantas vezes você mesmo já foi comprar algo e disse no automático para o vendedor “tá caro”,
mesmo sem saber se estava mesmo!
Dica 1 – Pergunte ao cliente: “Por que está caro?”
Devolvendo a pergunta você dá ao contratante uma oportunidade de mostrar se ele "respondeu que está caro por responder" ou porque realmente está caro por não caber na sua renda.
Porém ele pode apenas estar barganhando e simplesmente soltou um “tá caro”, para obter uma certa vantagem financeira. Mas ele pode não ter entendido a sua proposta.
Analise, são poucas as pessoas que estão acostumadas a contratar seus serviços.
Visto que, muitas vezes são famílias que não compreendem o valor de cada tipo de trabalho, e obviamente vai barganhar pelo menor preço. E na maioria das vezes uma proposta com muitos serviços e nomes técnicos(como tocar em recepções, cerimoniais, concertos e etc) pode confundir
o cliente. Se possível tenha pacotes pré-definidos dos mais básicos até os mais complexos para que o cliente perceba o seu valor. Ou seja você é o principal responsável por mostrar a os custos e as diferenças de cada trabalho com o repertório ideal. Fora isso mantenha um canal de comunicação aberto com o seu cliente.
Dica 2 – Você também pode perguntar: “Está caro em relação ao quê?”
Essa é uma pergunta comparativa que dá margem a várias respostas.
As mais comuns são: Está mais caro que o concorrente X ou Y
Nesse caso, nunca fale mal dos seus concorrentes pois muitas vezes é aquele seu amigo(a) louco que não se valoriza e toca por qualquer quantia. E o pior, ás vezes até de graça ou pela cachaça. Então escute com calma o que o cliente tem a dizer sobre o concorrente e os serviços dele. Mas lembre-se para chegar até você sem sombra de dúvidas buscou referências, se ele te procurou é porque se
interessa mais pelos teus serviços que consequentemente foi indicado por algum outro contratante ao qual já prestaste serviço.
Após escutar, deixe o concorrente de lado e comece a falar somente de você, do seu diferencial, dos treinamentos que você já fez, de outras apresentações e eventos, fale de técnicas e de outros clientes satisfeitos. Se no ato tiver a oportunidade mostre depoimentos, videos ou fotos de trabalhos recentes com as suas referências. Explique o seu preço, a sua forma profissional de trabalhar, seus prazos, seu contrato e assim construa o seu valor.
Dica 3 – Não negocie seu preço!
Evite ao máximo conceder á descontos. Por exemplo se o seu preço é 100, porque poderia cobrar 95 - 90 - 80? Você deve trabalhar os atributos do seu serviço e com isso mostrar os benefícios que o seu cliente terá.
Se mesmo assim o fechamento do contrato estiver difícil, aumente o parcelamento mais nao diminua o seu valor! É muito melhor dar algo a mais como uma extensão de
prazos, do que reduzir a sua lucratividade.
E bons negócios!!
MAESTRO LUCIVÂNIO J.L.
Meu E-mail: maestrolucivanio@gmail.com
Meu CANAL:https://www.youtube.com/c/maestrolucivanio/
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