segunda-feira, 19 de março de 2018

Qual é a sua IDENTIDADE CULTURAL??

Categories:

    Conceituar cultura não é uma tarefa fácil pra ninguém, pois cada individuo apresenta uma forma de definição da cultura. E cultura nada mais é do que uma expressão da construção humana, a cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural.

O entendimento do significado de cultura beneficiará a compreensão das raízes culturais. Quando nos referimos às raízes culturais estamos nos referindo à sua origem, principio, ou seja, a forma como foi construída a cultura de um povo, o que determina que alguns elementos ou algumas manifestações culturais sejam considerados tipicamente desse povo.

É possível dizer que não se vive do passado, se vive do presente e do futuro. Porém, para se compreender as transformações pelas quais a cultura de um povo tem passado no decorrer dos tempos, se faz necessário conhecer como era antes no inicio de sua construção. Há de se estabelecer padrões para se poder definir em quais pontos a cultura foi transformada e em que grau.

Acredita-se que, não se deve pregar o isolamento cultural, se fechando em bairros de minorias sociais, judeus ou raciais. O individuo deve estar aberto e aceitável ao novo. Deve-se conhecer e experimentar as outras culturas como forma de valorizar a diversidade cultural dos povos e como enriquecimento cultural.

Acredita-se que, para conhecer e assimilar a história da construção da cultura de outros povos, deve-se primeiro conhecer a história da própria cultura, saber como se deu essa construção e como foi o processo de evolução e desenvolvimento da mesma. Só assim, pode-se conhecer e entender outras culturas. Conhecendo a própria cultura, o individuo compreenderá a importância de mante-la viva na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos, nossas características, nossa identidade.
Se entende também que a cultura é construída a partir das ações e inter-relações sociais. As pessoas
fazendo parte de uma sociedade acabam interagindo umas com as outras, trocando idéias, conhecimentos e etc, desse relacionamento deriva a cultura desse povo, que foi construída passo a passo. Juntos, constroem uma história de vida, onde os hábitos e costumes, manifestações, expressões, sentimentos e outros estão inseridos, identificando cada componente dessa sociedade determinando o seu modo de viver e de ser.

Portanto, acredita-se que: se as pessoas têm conhecimento de suas próprias raízes e conscientemente sabem da relevância das mesmas para suas vidas, passarão a valorizar esse conhecimento transmitindo-o para as gerações futuras, isso evitará que sejam esquecidas ou adormecidas. Dessa forma, a memória do povo continuará sendo “aquecida”.

"Quem não vive as próprias raízes não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem devemos estar presos ao passado. Mas precisamos ser legítimos e só as raízes nos dão legitimidade."(Autor Pedroso 1999)

Entende-se nessa citação que a vida tem sentido, em se tratando de identidade cultural, quando conhecemos nossas raízes, de onde viemos, quem somos e como somos. É preciso conhecer o inicio de tudo para entendermos as mudanças culturais que ocorrem no presente e que ocorrerão no futuro.

A partir dessas considerações, acredita-se, que é um tema relevante que pode levantar reflexões e discussões que possam vir a contribuir com o despertar da consciência coletiva sobre a importância das raízes culturais. O resgate as raízes culturais de uma região poderá despertar no individuo a motivação e o interesse sobre a sua própria cultura, tornando-o um cidadão mais sensível e consciente da importância de suas raízes para preservação de sua história.

MAESTRO LUCIVÂNIO J.L.
Meu TWITTER: @Maestrolvl Minha FAN PAGE: https://goo.gl/145jYr Meu INSTAGRAM: https://goo.gl/BneLDT
Meu E-mail: maestrolucivanio@gmail.com
Meu CANAL:https://www.youtube.com/c/maestrolucivanio/


Nosso conteúdo faz parte da sua história, nos apoie!

Postagens Relacionadas

No Response to "Qual é a sua IDENTIDADE CULTURAL??"

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda, obrigado!